RELIGIOSIDADE
Na história do Conjunto Ceará, muitas expressões culturais têm raízes nitidamente religiosas.
As festas populares evidenciam isso, de maneira especial, nos eventos juninos, mas, também, em outros momentos, como o período quaresmal, pascal, natalino e festas da padroeira, mas, também, as manifestações de matriz africanas, indígenas e de origem do continente asiático, revelando, assim, uma realidade que se situa no plano da fé, principalmente quando há momentos difíceis em que é preciso refletir sobre si e sobre a vida.
O conceito de religiosidade está ligado a instituições religiosas estruturadas e, também, a um conjunto determinado de crenças. Estas podem contribuir significativamente para a redução do estresse emocional causado por perdas e mudanças, redução da ansiedade, aumento da esperança e senso de controle. Tudo isto poderá ser alcançado não apenas por aqueles que possuem uma religião, mas a todos que constroem caminhos para o desenvolvimento da sua espiritualidade.
Neste segmento de nosso Museu, retratamos informações históricas, com estreita colaboração das instituições, mas, certamente, com foco nos elementos da cultura popular no substrato religioso.
Percebe-se que há um esforço de manutenção, pela via cultural, de práticas que, no passado, eram vividas como expressão de fé; sem dúvida, há um valor nesse trabalho de preservação de traços culturais que revelam a índole religiosa dos moradores do Conjunto Ceará.